segunda-feira, 25 de abril de 2011

feudalismo

O feudalismo surgiu na Europa, logo após a queda do Império Romano Ocidental. Com a grande quantidade de invasões bárbaras, o território ficava cada vez mais dividido, forçando os nobres a fugirem das polis em direção ao interior. Atrás desses nobres vinham também muitos camponeses e escravos, todos com medo das invasões.
O sistema feldal levou com ele o sistema de trocas e o trabalho servil.
Um Feudo é dividido, segundo eles, em 3 partes fundamentais: Os que trabalham, os que lutam e os que rezam. Se formos ver,  a população de um feudo é dividida em partes: Clero, Nobreza e Camponeses.
Fazia parte do Clero aqueles que rezavam (sacerdotes, padres, etc.). A Nobreza consistia da parte rica do feudo, eles decidiam praticamente tudo. Os camponeses  eram os que cultivavam alimento, algodão e animais, sobretudo, as terras não eram deles, eram do Senhor Feudal (“rei” do feudo), para o qual eles tinham que pagar certas quantias para que eles continuassem utilizando as terras. Os camponeses, além de serem responsáveis por mexer com a terra, eram também os que defendiam o feudo de ataques bárbaros.
O último país do mundo a sair do regime feudal foi a Rússia, com a queda do último “czar” (senhor feudal russo) em pleno século 20.
                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário